Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

quinta-feira, 15 de março de 2018

A Virgem Imaculada e a Medalha Milagrosa

OS CORAÇÕES JUSTAPOSTOS NA MEDALHA MILAGROSA SIMBOLIZAM A CORREDENÇÃO E A MEDIAÇÃO DE MARIA – PARTE II

(Continuação da postagem anterior)
Nossa Senhora das Graças

2. MARIA, A DISPENSADORA DE TODAS AS GRAÇAS

Se Maria participou na aquisição das graças da Redenção, é óbvio que participe outrossim na dispensação das mesmas. Basta lembrar que a primeira graça espiritual no Novo Testamento — a santificação do Batista no seio materno — foi dada por meio de Maria, como verifica Elisabete (Isabel) no S. Evangelho (cf. Lc 1,41-45); da mesma forma, a primeira graça de índole material — a conversão da água em vinho — foi concedida por Jesus mediante à prece de Maria (cf. Jo 2,1-11). Estes dois episódios podem ser tidos como indícios de uma lei geral da Providência Divina.

A tradição cristã desde cedo exprimiu a sua fé na ação medianeira de Nossa Senhora, como atesta um papiro grego (cm 19 x 9,4) do séc. III, encontrado há decênios no Egito, em que já se lê o texto da famosa oração: À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas..., mas livrai-nos de todos os perigos... (Sub tuum praesidium...); é esta a mais antiga prece à Virgem que se conhece. Os antigos escritores da Igreja ilustravam a doutrina da Medianeira recorrendo a metáforas: Maria seria a «Porta do céu, o Aqueduto, a Mãe da Vida, a Estrela do mar, etc.».

Contudo, se se pergunta qual o modo exato como a Virgem dispensa todas as graças, os teólogos se veem diante de hesitações, que alguns chegam a julgar insolúveis para nós aqui na terra.
Sagrados Corações de Jesus e Maria

Em meio às dúvidas, há ao menos o seguinte ponto unanimemente reconhecido: Maria dispensa todas as graças por sua intercessão. Não há dúvida. Deus quer salvar as criaturas mediante as preces de umas pelas outras (por isto os cristãos se acham unidos na Comunhão dos santos, que é comunhão de méritos). Ora Maria conhece os homens em Deus e os ama com solicitude especial ou materna; se já aqui na terra a caridade leva os santos a orar pelo próximo, Maria no céu não pode deixar de interceder qual Mãe por seus filhos.

A questão debatida, porém, é a de saber se a Virgem não toma parte mais íntima ainda na dispensação das graças, ou se, além da intervenção meramente moral de Intercessora, não lhe compete uma intervenção que se diria física, à semelhança do que se dá com a santíssima humanidade de Cristo e os sacramentos.

A solução talvez se encontre na seguinte sentença.
A Virgo Potens rezando pelo mundo

Sabe-se que certamente pela Igreja Deus comunica aos homens as suas graças; é pela Igreja que renascemos e somos continuamente nutridos na vida sobrenatural. A Igreja é assim Medianeira de todas as graças. E note-se que este papel medianeiro da Igreja não se restringe unicamente ao ministério dos sacerdotes; todos os fiéis, cada qual na posição que ocupa no Corpo Místico, participam da função transmissora da graça que a Igreja exerce. Santo Agostinho dizia que, todas as vezes que uma criancinha é batizada, todos os cristãos participam da atividade generativa da nova vida ou exercem a Maternidade da Santa Madre Igreja (De diversis quaestionibus 83, qu. 59 ; In ps 127,12).

Faça-se agora a aplicação desta verdade a Maria: a Santíssima Virgem ocupa na Igreja uma posição eminente e sem par. Se, pois, cada um dos membros do Corpo Místico participa na mediação da Igreja, não apenas por suas preces e seus exemplos, mas pela sua posição e o seu ser mesmos sobrenaturais, com mais razão se afirmará que a Virgem Santíssima é Medianeira num sentido físico, e Medianeira num grau de todo próprio, correspondente aos seus estupendos privilégios e à sua santidade.

É o que por ora se poderia dizer em termos breves e sólidos sobre o assunto.



Receba o conteúdo deste blog gratuitamente. Cadastre seu e-mail abaixo.



FONTE: artigo de Dom Estêvão Bettencourt, OSB, respondendo a duas perguntas formuladas por Terceiro Franciscano e um Catecúmeno, “Revista Pergunte e Responderemos 004 – Abril1958”, capturado em http://www.pr.gonet.biz/kb_frame.php – O título e os destaques são nossos, bem como revisamos e atualizamos o texto.